sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A importância da biblioteca na Escola Mauro Wendelino Weis

Não há como negar a importância de uma biblioteca na comunidade escolar, visto que ela é, sem dúvida, a extensão da sala de aula para nossos alunos, para os docentes e funcionários da escola.

A biblioteca da escola Mauro Weis, tem como objetivo maior desenvolver atividades de incentivo à leitura, o conhecimento de diferentes fontes informativas e literárias (dicionários,revistas,livros,entre outros ) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico, pois são fatores que influenciam o aprendizado do aluno nos seus diversos momentos da vida.

A nossa biblioteca funciona como instrumento indispensável de apoio didático-pedágogico e cultural e também como elemento de ligação entre professor-aluno na elaboração das leituras e pesquisas.

Entendo também, que como centro ativo de aprendizagem, a biblioteca deve ser vista como a alma da escola; ou seja, um espaço democrático onde interajam, alunos, professores, funcionários, informação e a formação cultural dos mesmos.

Nossa biblioteca está sendo esta força educativa de que dispõe a comunidade escolar.

O nosso aluno usa a nossa biblioteca como um centro de investigação, tanto quanto o é um laboratório. Ele deseja descobrir, aprender, investigar e buscar respostas até mesmo para suas indagações pessoais e assim ampliar seus conhecimentos.

Acredito que nossa biblioteca tem esta função polivalente, desenvolvida com o projeto elaborado pela profº Elaine Scopel e executado com maestria pela profº Marileide Logon e também com meu auxílio e tem como tema: “Formando Leitores –Reforçando a Leitura” onde os alunos tem feito da biblioteca seu espaço cultural.

Além das atividades realizadas na nossa biblioteca, existe o empréstimo de livros onde 70% dos nossos alunos fazem a retirada semanal de livros, usufruindo assim do acervo, agregando cultura, conhecimento e progresso intelectual.

Também estamos incentivando a doação de livros pela comunidade escolar, para que colaborem na ampliação do acervo da nossa biblioteca, fazendo com que esta comunidade sinta-se como parte integrante deste espaço democrático de aprendizagem e informação.

Aos docentes da nossa escola é oferecido um acervo diversificado de livros de todas as disciplinas bem como paradidáticos, auxiliando-os assim na elaboração de suas aulas, para que sejam ministradas com melhor qualidade.

Enfim, acredito que a nossa biblioteca é um lugar com grande potencial de tornar nossa comunidade escolar em pessoas mais curiosas e cultas, com maior capacidade de enfrentar diversos dilemas que a nossa sociedade e o nosso planeta nos proporcionarão no futuro, um futuro esse que estaremos mais preparados.


                                  Prof.ª Jane Maria Flores de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário